O gerador de energia para hospitais é um equipamento indispensável nas instalações do edifício. Afinal, um hospital conta com vários dispositivos e aparelhos que precisam do fornecimento de energia para manter o funcionamento.
Se a queda de energia em estabelecimentos comerciais e indústrias pode acarretar em diversos prejuízos, imagine em hospitais onde esse agravo vai além de perdas materiais: é um risco à vida dos pacientes.
Por esse e diversos outros motivos, o gerador de energia para hospitais é de suma importância. Saiba mais a seguir!
Os geradores de energia para hospitais funcionam de maneira semelhante aos geradores convencionais. Porém, eles trazem algumas especificidades voltadas para atender às necessidades críticas desse ambiente.
Basicamente, esses geradores são projetados para entrar em funcionamento assim que detectam a falha no fornecimento elétrico principal.
Dessa forma, eles são dimensionados para suprir toda a demanda energética do hospital. Isso inclui equipamentos médicos, sistemas de climatização, iluminação e outros dispositivos.
Além de tudo, os geradores de energia para hospitais são equipados com sistemas de monitoramento avançados que permitem um acompanhamento constante do seu desempenho e condições operacionais.
Ou seja, esses sistemas permitem que os geradores estejam prontos para operar quando necessário, bem como passarem por manutenções preventivas de acordo com a sua programação.
Os hospitais dependem da eletricidade para alimentar uma ampla gama de equipamentos médicos vitais. Respiradores, monitores cardíacos, bombas de infusão e equipamentos de imagem são alguns exemplos de aparelhos que dão suporte à vida.
Por essa razão, ter um gerador de energia para hospitais é crucial. Em caso de falha no fornecimento elétrico da rede pública, o equipamento entra em ação imediatamente, garantindo que os aparelhos hospitalares continuem funcionando.
Além disso, muitos procedimentos médicos e cirúrgicos dependem da energia elétrica para serem realizados com segurança e eficácia. Interrupções no fornecimento de energia podem comprometer cirurgias em andamento, exames para diagnósticos ou tratamentos médicos essenciais.
Nesse cenário, o gerador de energia atua como uma fonte alternativa e confiável de eletricidade. Ele garante que tais procedimentos possam prosseguir sem interrupções prejudiciais.
Em suma, os geradores desempenham um papel excepcional nos hospitais ao garantir a continuidade dos cuidados médicos e a segurança dos pacientes em situações onde o fornecimento de energia elétrica da rede pública é interrompido.
Diversos órgãos regulamentadores, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), estabelecem diretrizes específicas para a infraestrutura elétrica em ambientes hospitalares.
Por normas do Ministério da Saúde, todo hospital deve ter um sistema de energia elétrica para emergência. Visto isso, pelo menos um gerador de energia para hospitais precisa estar nessas instalações como uma alternativa de energia.
As normas estabelecem a obrigatoriedade da presença desses equipamentos em hospitais, considerando a natureza crítica dos serviços prestados nesses locais.
Na hora de comprar ou alugar o grupo gerador para hospitais, é indispensável considerar alguns pontos na escolha do produto ideal. Afinal, existem diversos modelos de geradores e para as mais variadas particularidades de cada projeto, seja para hospital ou clínica médica.
Diante disso, confira os principais critérios para analisar no momento da sua escolha!
O grupo gerador deve ser dimensionado para suprir toda a demanda energética do hospital. Portanto, deve ser escolhido um gerador de energia para hospitais que consiga oferecer a carga suficiente para todos os aparelhos e sistemas durante uma interrupção no fornecimento de energia.
Avalie o tempo que o grupo gerador para hospital será capaz de operar continuamente sem a necessidade de reabastecimento.
Assim, em situações de emergência prolongada, como apagões extensos ou desastres naturais, é fundamental que o gerador consiga manter as operações do hospital por um período estendido.
Sistemas automáticos de acionamento e monitoramento no gerador de energia são essenciais para garantir a prontidão do equipamento em situações de emergência.
Isso proporciona mais confiabilidade à operação rápida em caso de queda de energia.
Sem dúvidas, é indiscutível que o grupo gerador para hospitais sigam as normas e regulamentações de segurança aplicáveis a instalações hospitalares.
Esse ponto diz respeito à segurança do produto, certificando que o aparelho não ofereça riscos ao edifício.
Por fim, outro aspecto importante de se analisar na hora de alugar um gerador é ver se a empresa oferece suporte técnico e manutenção no produto.
A disponibilidade de peças de reposição e a capacidade de resposta rápida em caso de falhas são aspectos cruciais a serem considerados, especialmente em emergências.
Esses são apenas alguns dos principais critérios de análise para escolher um gerador de energia para hospitais.
Gostou deste conteúdo? Em nossa locação de geradores de energia para hospitais, você encontra uma seleção de modelos seguros e de qualidade alto padrão. Não deixe de conferir!