Ter falhas de energia em residências ou estabelecimentos comerciais pode provocar uma série de prejuízos. No entanto, quando se trata de hospitais, o assunto fica ainda mais sério, afinal, a eletricidade é vital para manter o funcionamento de equipamentos que dão suporte à vida de diversos pacientes.
Logo, os riscos da falta de energia em ambientes hospitalares vão muito além de uma inconveniência, é uma ameaça à vida. E é nesse contexto, portanto, que os geradores de energia cumprem um papel fundamental no fornecimento ininterrupto de eletricidade.
Ao contar com geradores de energia, o hospital garante uma fonte alternativa que evita os riscos de ocasionais falhas de energia na rede convencional.
A seguir, confira quais são esses riscos e como um gerador de energia pode mitigá-los.
Antes de tudo, é válido destacar como a eletricidade se torna um recurso indispensável para hospitais. Esses ambientes dependem de energia elétrica para operar equipamentos cruciais de assistência à saúde, como:
Esses aparelhos precisam de conexão com eletricidade para funcionarem. Por isso, uma simples falha na rede elétrica convencional pode colocar vidas em risco.
Felizmente, com a instalação de um gerador de energia no hospital, é possível assegurar que esses dispositivos entrem em ação automaticamente quando há uma interrupção no fornecimento de energia principal.
Em questão de segundos, eles começam a gerar energia suficiente para manter todos os equipamentos e sistemas do hospital em operação com segurança.
Um gerador de energia para hospitais é essencial, porque mesmo uma pequena interrupção pode significar impactos importantes, desde a perda de dados importantes a situações graves, como comprometer procedimentos médicos em andamento.
LEIA TAMBÉM: Locação de geradores de energia: onde contratar?
Que a ausência de um gerador de energia para hospitais pode trazer riscos à vida dos pacientes, você já sabe. Agora, confira, na prática, quais são os principais riscos e os seus impactos.
Em caso de queda de energia em hospitais, equipamentos como respiradores, monitores cardíacos e bombas de infusão param de funcionar.
Esse é um dos riscos mais perigosos que a falha elétrica pode provocar, visto que são equipamentos de suporte vital, ou seja, na falta deles, a vida do paciente é colocada em risco imediato.
Com um gerador de energia para hospitais, sobretudo, isso é mitigado, pois o equipamento entra em ação como recurso de standby ou fornecimento contínuo.
Se ocorrer uma queda de energia durante uma cirurgia, os médicos podem ficar sem iluminação adequada, sistemas de monitoramento e equipamentos cirúrgicos essenciais.
Consequentemente, os procedimentos precisam ser interrompidos, colocando o paciente em grande perigo, além de aumentar o risco de erros médicos em um ambiente sem iluminação e recursos.
Os hospitais dependem de sistemas eletrônicos para armazenar prontuários médicos e comunicar-se entre as equipes e fornecedores. Todavia, sem eletricidade, esses sistemas podem ser desligados.
Essa falha de energia em hospitais pode causar a perda de dados importantes, corromper bancos de dados e impossibilitar a troca de informações sobre pacientes. Assim, as tomadas de decisão vitais são comprometidas, algo fundamental em situações de emergência.
Diante de todos os riscos da falha de energia em hospitais, já é evidente que um gerador de energia é um investimento inteligente e necessário.
A propósito, você sabia que a própria legislação obriga hospitais a terem geradores de energia para casos de queda de energia? A norma é feita tanto pelo Ministério da Saúde quanto pela Anvisa. Logo, antes de ser uma necessidade, ter geradores de energia é uma obrigação.
Além disso, outra das maiores razões para investir em um gerador de energia é a proteção de vidas em caso de falta de energia. Em um hospital, cada segundo conta, e uma interrupção no fornecimento pode ser fatal para pacientes que dependem de equipamentos elétricos.
Porém, com um gerador, é possível garantir que, mesmo em situações de interrupção da rede tradicional, os aparelhos continuarão funcionando, preservando a vida e o cuidado dos pacientes.
Além disso, a gestão clínica consegue prevenir perdas materiais, desde equipamentos até medicamentos que precisam de refrigeração.
A Power Geradores é uma empresa de geradores de energia em Santa Catarina que oferece um serviço completo em soluções energéticas para setores hospitalares.
Para alugar geradores confiáveis no fornecimento ininterrupto de energia, fale hoje mesmo com um de nossos especialistas técnicos.